O desafio

Controle de Acesso, Credenciamento e Videomonitoramento IP

Após os acontecimentos de 11 de setembro, a IMO - Organização Marítima Internacional, instituiu uma relação de normas internacionais de segurança, uma espécie de certificado ISO- 9000 para segurança portuária, denominado |.S.P.S. CODE;, especialmente concebido para a prevenção de ataques terroristas. As novas exigências ganharam importante significado econômico, já que países de grande expressão importadora como os EUA estabeleceram nos últimos anos regras muito mais rígidas para o recebimento de navios e respectivos contêineres em seu território. Após longo período de estudos de identificação de riscos, o Porto de Santos investiu R$ 30 milhões em sua estrutura geral de segurança. O Porto de Santos ganhou 28 novos portões, nova iluminação, novas equipes de guardas portuários e, principalmente, instalou um novíssimo sistema de segurança eletrônica. É aqui que entra a tecnologia Trielo.

A solução

Hoje o Porto de Santos possui controle de acesso de pessoas e veículos. A Trielo instalou câmeras fixas e móveis e implantou cartões inteligentes (smartcards) que possibilitam a autenticação biométrica, além de diversas barreiras de acesso. Fazendo a leitura biométrica da geometria da mão do usuário, o cartão implantado pela Trielo permite comprovar se a mão corresponde às informações gravadas no chip do cartão Mifare. Tal procedimento torna impossível que o mesmo cartão seja utilizado por outra pessoa que não o seu usuário rigorosamente cadastrado. A operação no Porto Santos é complexa e exigiu grande esforço de engenharia por parte da Trielo. O sistema de vídeo adotado pela Trielo emprega tecnologia digital de última geração e está integrado com alarmes, dispositivos de iluminação, sirenes e até detectores de incêndio.

Nesta primeira fase foram instaladas 228 câmeras, sendo 30 câmeras móveis para a implantação do sistema de monitoramento de imagens. No que tange a parte de controle de acesso para os quase 50.000 usuários foram instaladas 80 catracas altas (torniquetes), 60 catracas baixas, 60 cancelas, 80 leitores biométricos (HandKeys), 300 leitores de cartão Mifare e 150 placas controladoras de acesso.

A meta do Porto é chegar a 500 câmeras e a instalação de leitores biométricos também para a saída do complexo portuário dos usuários. Todo este avanço na tecnologia de segurança ofereceu ao Porto de Santos uma indispensável credibilidade internacional, adequando sua estrutura aos tempos atuais. O projeto continua em expansão e, para o futuro, já se cogita até da instalação de radares marítimos e scanners de contêineres. O Porto de Santos, com seus extraordinários desafios coloca a Trielo na vanguarda do setor.

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