Como deixar seu condomínio mais seguro?
Investir em soluções automatizadas diminui custos e evita riscos
A segurança nos condomínios residenciais e comerciais é um item que sempre preocupa os moradores e, muitas vezes, causa dores de cabeça aos síndicos. Controlar a entrada e saída de pessoas e veículos, o acesso de visitantes, prestadores de serviços, além de entregadores é bastante trabalhoso e sempre impõe riscos.
Instalar guarita com segurança 24h e câmeras de videomonitoramento se tornou item básico para qualquer edifício, porém, já não é suficiente para assegurar o máximo de tranquilidade para quem mora, trabalha ou transita pelo condomínio.
Como melhorar?
Uma solução inteligente para aumentar a segurança nestas locais é o uso da tecnologia. São soluções automatizadas mais robustas que melhoram o controle de acesso, diminuem os riscos de assaltos, furtos, acidentes e evitam problemas administrativos reduzindo, assim, custos. Confira abaixo algumas soluções modernas e eficazes:
1 - Aplicativo para controle de acesso
Não tem porque usar a velha planilha de controle em plena era digital. Você pode fazer tudo pelo celular, utilizando um aplicativo para controle de acesso. Pelo smartphone é possível cadastrar autorizações prévias, autorizar acessos, realizar consultas e interagir com o sistema.
Você pode, ainda, criar e controlar cadastros de visitantes, lista de convidados, prestadores de serviços, entregadores e veículos de transporte (Uber, taxi, vans...). Também pode controlar o tempo de permanência de cada um, consultar relatórios de acesso, configurar autorizações e enviar convites via QR Code. Tudo fácil e prático na palma da sua mão!
2 - Recursos sob medida
Além do aplicativo, outra solução é usar ferramentas tecnológicas para personalizar projetos de acordo com a necessidade do condomínio. Por exemplo, se o empreendimento optar pelo atendimento remoto ou pelo autoatendimento, os totens são boas soluções.
Se a busca for por um atendimento mais ágil que reduza a fila de veículos de terceiros e visitantes, a sugestão é o uso de tablets para monitorar o acesso. Outras opções inovadoras são: implantar eclusa com identificação de fotos de motoristas autorizados e criar sistema de checagem simultânea do veículo e do motorista.
Só depende do objetivo e da principal necessidade do condomínio. Todo o resto pode ser personalizado!
3 - Soluções turn-key
O nome “turn-key” significa “chave na mão” e é um tipo de contrato usado no setor de segurança eletrônica que representa a instalação de um pacote completo de serviços e soluções em todas as etapas.
O projeto inclui implantação, infraestrutura, treinamento e monitoramento de sistemas de Controle de Acesso, circuito fechado de TV (CFTV) e sensores em áreas protegidas (Sistema Perimetral).
Desta forma, o condomínio pode optar pela instalação completa dos serviços de segurança, com informações detalhadas e acompanhamento técnico durante todo o processo, o que facilita muito na manutenção do trabalho.
4 - Múltiplas opções de identificação
Certamente, o controle da rotatividade de pessoas e veículos no condomínio é o item de maior preocupação para qualquer síndico. É o tipo de identificações do controle de acesso que garantirá ou não maior segurança.
E neste quesito não faltam soluções. Uma das mais modernas são os terminais de reconhecimento faciais. Com eles, é fácil, prático e rápido controlar o acesso e evitar riscos criados pela entrada de pessoas desconhecidas ou não identificadas.
Outra opção ágil e funcional é o uso das tags veiculares e LPR (Reconhecimento de Placas de Veículos). O leitor identifica o veículo e evita o bloqueio, tornando o acesso mais rápido. Também é possível liberar a entrada por meio de código de barras e QR Code.
Outros recursos inovadores são o Bluetooth e NFC para celulares. São tecnologias de comunicação sem fio presentes em diversos smartphones que requerem a aproximação de dois dispositivos.
Os Cartões Mifare e RFID, mesmas tecnologias usadas em cartões de crédito (leitura do sinal e transferência de dados), também são soluções modernas de identificação. Na mesma sintonia, o sistema Fingerprint faz o check-in das pessoas por meio de impressão digital e senha.
Já o Morphowave tem tecnologia de impressão digital 3D sem fio e não exige toque do dedo para capturar digital. Com uma simples passada de mão sobre o sensor, ele captura as digitais de quatro dedos e garante a máxima precisão. A operação combina segurança, conveniência e produtividade!
Trielo Soluções
E aí, qual deles combina mais com seu condomínio? Todas elas você encontra na Trielo Soluções, uma das melhores empresas do Brasil em projetos inovadoras de hardware, software e serviços para segmento de Segurança Eletrônica e Controle de Acesso.
São soluções já implantadas e testadas que aumentaram a segurança em grandes empreendimentos do País, como o Porto de Santos, Centro Empresarial de São Paulo, Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência) e o Banco Bradesco.
Já pensou seu condomínio ter a mesma tecnologia usada nestas empresas por um preço justo? Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas soluções!